Tratamento de Residuos


Etapas do Gerenciamento:

TrabalhoAntes do experimento: Descubra exatamente o que será gerado como resíduo químico no fim da prática de laboratório. Nem sempre isso é uma tarefa fácil, muitas vezes devemos recorrer ao estudo das reações envolvidados no experimento. Adote medidas para reduzir, reciclar e reutilizar este resíduo

Fim do experimento: Ocorre a geração de resíduo. Podendo este ser Perigoso ou não.

Não perigoso: verificar condições para descarte, para verificar quanto a periculosidade consulte as tabelas de sólidos e líquidos que podem ser descartados na lixo ou pia
Perigosos: Procure encontrar um método de tratamento adequado, visando a destruição total ou sua transformação em substâncias não agressivas.

Os resíduo deve ser tratado o mais rápido possivel, de preferência logo após a geração.

TreinamentoQuando o procedimento de tratamento for complexo ou o laboratório de trabalho não possuir infra estrutura adequada o resíduo deverá ser armazenado em fracos apropriados, devidamente identificados com rótulos fornecidos pelo LRQ.
Toda nova adição de resíduo no frasco coletor deverá ser anotada na ficha de acompanhamento.
O sucesso do processo depende da boa segregação dos resíduos, o armazenamento de resíduos com características fisico-químicas diferentes inviabilizará a recuperação, destruição ou transformação do resíduo por meio de reações químicas. Poderá também tornar o dispêndio com a inceração maior, muitas empresas cobram preços diferentes para alguns grupos químicos. No caso de misturas complexas ou resíduos não identificados os custos com inceneração serão mais elevados.
Quando o frasco estiver com 80% da sua capaciadade total deverá ser armazenado dentro do laboratório e enviado o formulário de encaminhamento.
O LRQ enviará um e-mail com considerações sobre o resíduo. A resposta conterá procedimentos e observações. Também será feita uma avaliação da necessidade de participação direta do LRQ no tratamento efetivo do resíduo. No caso de avaliação positiva será marcada uma data para o gerador efetuar o tratamento em nossas dependências.
Os resíduos que forem considerados pelo LRQ de tratamento economicamente inviável ou mesmo sem tratamento possível, deverão ser armazenados, aguardando incineração, em local apropriado. Aconselha-se que este armazém seja cedido pela unidade, em local acesso fácil para seus laboratórios.


teste