Está de volta o Circuito TUSP de Teatro!

É teatro e a entrada é gratuita! Venham  ver a  XIX edição do Circuito TUSP de Teatro.

Desde 2008, o Circuito TUSP de Teatro oferece formas diversificadas de convívio com a experiência cênica, cultivando o hábito da fruição teatral, com a apresentação de espetáculos e workshops gratuitos.

São 3 peças com apresentação gratuita no Teatro do Campus, sempre às 20h. Ingressos distribuídos no local uma hora antes de cada peça.

Quinta | 13.10 | 20h - O Amigo Fiel

João é um jardineiro humilde e generoso, que acredita que a felicidade se encontra nas coisas simples da vida: cuidar das plantas, olhar para o céu e as nuvens. Seu melhor amigo de João é o dono do moinho, que vive confortavelmente em uma bela casa, mas sempre pede favores a João, a quem considera seu amigo mais fiel Ele nunca oferece a João nada além dos ensinamentos sobre o valor da verdadeira amizade, e acredita que um homem cresce na dificuldade e, portanto, o e quem enfrente um problema – por mais sério que seja –  deve resolvê-lo com seus próprios meios.  A partir do Texto de Oscar Wilde. (recomendação, etária crianças a partir de 06 anos, jovens e adultos)

O Sobrevento é um grupo que se dedica à pesquisa da linguagem teatral, considerado internacionalmente um dos maiores expoentes brasileiros do Teatro de Animação. Desenvolve, desde 1986, um trabalho contínuo que envolve a apresentação de espetáculos, a realização e curadoria de festivais e eventos, além de diferentes atividades de formação e difusão do Teatro de Bonecos.

Sexta | 14.10 | 20h - A Fabulosa Tenda dos Charlatães

A fabulosa tenda dos Charlatães chegou na cidade! Profissionais na arte de enganar, as personagens representadas com máscaras balinesas apresentam números clássicos de circo. Entre números de ilusionismo, contorcionismo, magia, homem mais forte do mundo, feras e atiradora de agulhas ainda há espaço para vendas do patrocinador oficial da Cia e muita trapalhada que garante a diversão para toda a família. (recomendação livre)

O Grupo Desembargadores do Furgão foi fundado em 2013 por egressos da UNICAMP e desde o início pesquisa a transposição de máscaras teatrais de diversas culturas para o contexto brasileiro e da ocupação de espaços alternativos. São guias da pesquisa do grupo a comicidade, a música e a fisicalidade. 

Sábado | 15.10 | 20h - Brian ou Brenda?

O texto de Franz Kepler é baseado num caso real de 1965. A peça conta a história de Brian, que depois de uma operação malsucedida após seu nascimento tem seu pênis cauterizado. Seus pais são aconselhados por um psiquiatra a passar por uma redesignação sexual e ser educado como menina: Brenda. O resultado é uma menina que cresce infeliz pela imposição de um  corpo que não é seu, e que ao descobrir a verdade, sai em busca da identidade real que nunca deixou de ter. (recomendação etária 18 anos - temas sensíveis, sofrimento psíquico)

Para contar essa história e contribuir com a discussão, o elenco escolhido traz pessoas com diferentes origens, condições físicas, etnias e identidades de gênero que encenam, através de um potente jogo cênico o texto  duplamente premiado: desenvolvido no edital de dramaturgia ProAC em 2015 e ganhador do  prêmio Cleyde Yáconis em 2018.


Inscrições abertas para propostas! Artistas e grupos, participem!

APRESENTAÇÕES E OFICINAS

INCLUSÃO SOCIAL E DIVERSIDADE

RIBEIRÃO PRETO

Inscrições de 27 de agosto a 11  de outubro de 2022:

Projetos de apresentações e/ou oficinas que dialoguem com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS- ONU - https://brasil.un.org/pt-br/sdgs)

Temas: educação de qualidade; igualdade de gênero; redução de desigualdades; paz, justiça e instituições eficazes.

Conceitos e práticas de direitos humanos, diversidade e inclusão social

Divulgação dos projetos contemplados: dia 24/10/22

Execução em novembro e dezembro de 2022.

 

Serão escolhidas 04 apresentações e 12 oficinas

Prêmios para apresentações: R$ 5.000,00; e oficinas: R$ 1.000,00

Preencha o FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO e monte o seu PROJETO e envie para cultura.pc@usp.br.

Acompanhe a atualização dessas informações pelo site: prefeiturarp.usp.br/cultura

 

ESTRUTURA DO PROJETO

Arquivo em pdf da seguinte forma: “nomedoprojeto_nomeproponente.pdf”;

Tamanho de até 05(cinco) páginas, em arquivo único, com o mínimo de imagens, com até 12 Mb, para o seguinte e-mail cultura.pc@usp.br . Os itens obrigatórios que deverão constar nesse único arquivo ‘pdf’, são os seguintes (nessa ordem):

a) Título do projeto

b) Categoria (oficina ou apresentação)

c) No caso de apresentação, link de vídeo com gravação do trabalho, na íntegra.

d) Justificativa da proposta (como a proposta se alinha ao Edital)

e) Concepção, referências;

g) Currículo do proponente (máximo de 01 página);

h) Necessidades técnicas, e recomendação de público (a quem se destina - infantil, juvenil, adulto)

i) No caso de inscrição por pessoa jurídica, declaração do autor ou autora de que é representado pela empresa e da empresa de que representa o autor ou autora (não é necessário para MEI).

Publicação no Diário Oficial

Edital completo em pdf


 

ENTREARTES

O Entreartes é um aplicativo para incentivar alunos, docentes e funcionários a conhecer e participar das diversas atividades culturais que acontecem na USP. É só verificar a atividade desejada e ir até o local que onde ela acontece, lá estará disponível um código QR. Fazendo a leitura com o celular são acumulados pontos para trocar por brindes ou para reverter em carga horária para serem contabilizadas nas Atividades Acadêmicas Complementares - AAC.

 

© 2008 - 2022 | Seção de Atividades Culturais | DVATCOM | PUSP-RP | USP | desenvolvido por